top of page

[Resenha] Mau começo - Desventuras em série - Daniel Handler/Lemony Snicket

  • anaresenha
  • 9 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2020

“O mundo as vezes pode parecer um lugar hostil e sinistro, mas acreditem: existe muito mais bondade no mundo do que maldade, só precisam procurar com vontade.”



Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Autor: Lemony Snicket

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 148


Os três irmãos de Baudelaire (Violet de 14 anos, Klaus de 12 anos e a bebê Sunny) seus pais foram mortos em um incêndio e atingidos por Conde Olaf, o ator dramático dos Estados Unidos, mora com ele. Suas vidas são literalmente uma tragédia. Mas isso é legal. Não me lembro de outro livro que possa ser uma comédia com essa vergonha de alguma forma. Ao mesmo tempo, às vezes a vida dos irmãos é tão triste que quase sofremos com eles. "Eu gostaria de poder dizer que normalmente, as primeiras impressões da família Baldley do conde Olaf e sua casa estão erradas. Mas essas impressões - o conde Olaf é uma pessoa terrível, e sua casa é Um chiqueiro frustrante - eles estão absolutamente certos "(página 32)


Lemony Snicket tem um senso de humor muito irônico, e eu gosto desse senso de humor. Da situação catastrófica, à interpretação do sentido das palavras utilizadas, à "tradução" da fala infantil de Baudelaire (Sunny), o autor narra de forma excelente, sempre nos deixando ansiosos e curiosos para o próximo capítulo .


O livro em si já é uma maravilha. Cada capítulo começa com uma imagem, como se fosse feito a um lápis, retratando um determinado momento da história que acabamos de ler ou que iniciaremos. Isso não só torna o livro bonito, mas também muito interessante, para que possamos imaginar pessoas, lugares e situações mais semelhantes ao que o autor imaginou.


É voltado para crianças, mas para ser sincera, acho que muitas crianças não entenderão suas piadas. Parece ser um livro infantil para leitores jovens e adultos.


"Exceto pelas poucas palavras reais que ela usou em seu vocabulário (mamã, mamá e dá!), A maioria das pessoas tem dificuldade para entender o que Sunny está falando. Por exemplo, esta manhã ela disse" Gá! " "Repetidamente, isso provavelmente pode ser entendido como:" Olhe para esta figura misteriosa emergindo da névoa! " Além de ter uma boa narrativa, o livro é pequeno (em páginas e tamanho). Perfeito para uma leitura rápida!




A série é composta por 13 livros:


#1 - Mau Começo

#2 - A Sala dos Répteis

#3 - O Lago das Sanguessugas

#4 - Serraria Baixo-Astral #5 - Inferno no Colégio Interno #6 - O Elevador Ersatz #7 - A Cidade Sinistra dos Corvos #8 - O Hospital Hostil #9 - O Espetáculo Carnívoro #10 - O Escorregador de Gelo #11 - A Gruta Gorgônea #12 - O Penúltimo Perigo #13 - O Fim


@anaresenha


Beijos!


Comments


Screenshot_20200927-090925_edited.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Eu sou a Ana!

Bem vindo (a) ao meu blog!

Clique em ´´Saiba mais`` , para me conhecer melhor! 

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigado por assinar!

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2021 por Ana Resenha.

bottom of page